A finalidade deste blog é disponibilizar informações e atividades de artes, de forma simples e de fácil leitura, e também mostrar curiosidades sobre civilizações e artistas que fizeram história devido ao grande talento que cada um deixou transparecer através de suas magníficas obras.
Lasar Segall, um artista naturalizado brasileiro, nasceu na Lituânia, em 1891...suas obras têm características cubistas, mas também se enquadra no pós-modernismo nacional... sua ex-residência é agora o Museu Lasar Segall, situado na Vila Mariana em São Paulo, capital.
Alfredo Volpi nasceu em Lucca, na Itália, mas viveu no Brasil praticamente a vida inteira, pois seus pais vieram para cá quando ele ainda era criança. Suas obras são de uma criatividade fora do comum, onde as formas geométricas e as imagens figurativas se mesclam de maneira equilibrada e com um ritmo quase que musical...e hoje seu nome é um marco no panorama da história da arte brasileira.
Um dos maiores artistas do século XX, produziu uma extensa variedade de obras de arte consideradas verdadeiras obras primas... com um estilo inconfundível teve um papel fundamental nas mudanças das artes na idade contemporânea... um dos principais nomes do Cubismo, continua atraindo a atenção de milhões de pessoas amantes da arte, nas mais variadas gerações...
Gustav Klimt-Sua biografia é um modelo para mudar a errônea percepção, que ainda existe, de que os artistas só se tornam reconhecidos depois da morte...teve uma vida muito bem sucedida em sua profissão, sendo requisitado em vários trabalhos na sociedade vienense do fim do século XIX e do início do século XX...seu talento também fez a diferença, além de sua personalidade firme e consistente.
A pintura mais conhecida de Munch é, sem dúvida, "O grito", embora sua vida tenha sido marcada por obras de arte com muito maior intensidade e qualidade...não teve uma vida fácil, perdeu sua mãe muito cedo, e alguns anos mais tarde, sua irmã mais velha...estes acontecimentos, como não poderia deixar de ser, influenciaram sua vida e suas produções... seu legado nos mostra como a arte pode nos ajudar a absorver as dificuldades, a contextualizá-las e, assim, amenizar seus efeitos sobre nosso emocional...
A aplicação de umacor terciáriapara equilibraros contrastes entre ascores primáriase secundáriasé um artifício que sempre dá bons resultados...este exercício de pintura mostra como estes contrastes podem ser usados numa composição figurativa;neste exemplo, a principal abordagem é explorar a harmonia das cores em suas interações.
1) Escreva as etapas deste exercício de pintura figurativa.
2) Quais as cores ou misturas que foram utilizadas?
3) Qual análise que pode ser feita entre os contrastes apresentados?
4) Crie uma composição figurativa com cores primárias e secundárias, utilizando também uma cor terciária/cinza cromático para equilibrar estes contrastes.
Edouard Manet (1832 - 1883) :Artista impressionista que viveu numa época de mudanças na pintura ocidental, teve obras aceitas e também recusadas no Salão de Paris... muitas de suas obras tinham grandes dimensões e temas polêmicos, que geravam impacto ao público, como, por exemplo, "Almoço na relva" e "Olympia"; devido a uma grave infecção, sua perna esquerda teve de ser amputada e, com sérias complicações, faleceu aos 51 anos deixando uma extensa relação de obras de grande valor artístico e cultural.
Considerado por muitos como o "pai do abstracionismo", Kandinsky viveu numa época de muitos conflitos, tais como as duas grandes guerras mundiais e a revolução russa...mesmo diante de tantas tribulações conseguiu explorar a beleza das formas e das cores como poucos... Arte abstrata...uma arte que seduz pela consciência e inconsciência, pelo explicável e não explicável...um antagonismo de caráter misterioso, no qual a percepção e a compreensão são motivos de comparações intensas...e com isso a sensibilidade atinge a nossa alma...
1) Faça um resumo da biografia de Wassily Kandinsky (pode reescrever a narração do vídeo ou pesquisar em outras fontes);
2) Escreva as informações de uma das obras apresentadas no vídeo;
3) Qual das obras você achou mais interessante? Escreva o porquê;
4) Observe um detalhe de uma obra de Kandinsky e desenhe-o numa folha inteira...pode ser as obras apresentadas no vídeo ou outra que você escolher; use os materiais que desejar.
Neste estudo analisamos a interação das cores terciárias, secundárias e primárias em três etapas...na primeira, analisamos as cores puras, sem o branco...na segunda e na terceira etapas, podemos observar que, quanto mais adicionarmos o branco, menos vibração e menos contrastes as cores irão transmitir...composições abstratas proporcionam excelentes condições para experimentações de misturas de cores, desenvolvendo assim, a percepção e o conhecimento para aplicações práticas.
1) Faça uma descrição do exercício, explicando as etapas e as cores utilizadas;
2) Pesquise uma imagem de uma pintura abstrata, "recorte e cole-a", e envie-a ao professor, explicando o porquê de tê-la escolhido;
3) Crie uma composição abstrata utilizando cores primárias, secundárias e terciárias, explorando diversas tonalidades, conforme as explicações do vídeo; use os materiais que quiser - lápis de cor, tintas guache, aquarela, acrílica, entre outras...
Após compreender as misturas necessárias para se obter uma cor terciária ou um cinza cromático, é interessante verificar as diversas tonalidades possíveis, sem a mistura do branco...as experiências com as quantidades de cada cor utilizada, nos permitem experienciar um cinza cromático quente ou frio, claro ou escuro, de acordo com nossa intenção...nestes dois exercícios, verificamos as duas possibilidades de se obter um cinza cromático ou cor terciária -misturando duas cores complementares ou duas secundárias- e também observar como este mesmo cinza cromático pode se tornar completamente diferente, dependendo das quantidades das cores utilizadas nas misturas...quanto mais melhoramos nossa percepção de cores, mais teremos condições de nos expressar com uma maior liberdade e autonomia.
1) Quais as cores utilizadas nas misturas mostradas no primeiro vídeo?
2) Quais as cores utilizadas nas misturas mostradas no segundo vídeo?
3) Qual ou quais das misturas mais lhe agradam?
4) Diante das diversas tonalidades apresentadas, cite uma que você achou mais interessante...explique o por quê.
5) Faça uma pesquisa rápida de alguma pintura da história da arte que lhe chame a atenção...em seguida, recorte e cole a imagem, mande-a juntamente com as questões anteriores e escreva o por quê de tê-la escolhido.
Enviar para o email:fernandosucasasnegrao@gmail.com
Nestes exercícios, vamos analisar os contrastes entre as cores claras e escuras e entre as cores frias e quentes...no primeiro exercício, utilizam-se duas metades da folha para traçar linhas aleatórias, formando espaços entre elas...na primeira metade, preenchemos os espaços com as cores claras e na segunda metade, com as cores escuras...desta forma podemos observar as diferenças e os contrastes gerados...no segundo exercício é utilizado o mesmo princípio do primeiro, traçar linhas aleatórias, com a diferença de que são utilizadas apenas linhas retas...as cores utilizadas agora serão as cores quentes e frias...neste segundo exercício, contornamos a primeira metade com uma cor terciária quente e a segunda metade com uma cor terciária fria, acompanhando as diferenças apresentadas...com isso, podemos entender e memorizar as cores e suas características.
Para compreender os contrastes e as relações entre as cores, é importante saber distinguir se as cores são quentes ou frias, e também se as cores são claras ou escuras, percebendo suas características...para isso, existe uma explicação baseada num círculo, no qual as cores são posicionadas a partir das cores primárias; entre as cores primárias são posicionadas as secundárias e nos espaços restantes as variações de tonalidades...com esta organização visual, fica mais fácil visualizar as cores e, assim, analisar suas particularidades e aplicações. No primeiro vídeo é abordada a teoria destes contrastes...no segundo, podemos exercitar as misturas partindo dos posicionamentos das cores explicadas anteriormente...e no terceiro vídeo, há uma demonstração de um exercício de harmonia policromática, ressaltando a importância das cores terciárias ou cinzas cromáticos para suavizar as vibrações visuais que as cores primárias e secundárias exercem em nossa percepção...com estes conhecimentos, podemos desenvolver a compreensão desta linguagem visual tão frequente no nosso cotidiano.
1) Escreva o que você entendeu sobre a teoria dos contrastes das cores claras e escuras e das cores quentes e frias.
2) Qual a relação entre a teoria explicada no primeiro vídeo e o exercício do segundo vídeo?
3) Qual cor secundária que possui maior variedade de tonalidades mostradas no segundo vídeo?
4) Analisando o exercício demonstrado no terceiro vídeo, desenvolva uma pintura de livre expressão com cores primárias e secundárias (e com os materiais que quiser), utilizando uma cor terciária para suavizar os contrastes entre elas.
Enviar para o e-mail: fernandosucasasnegrao@gmail.com
As cores terciárias (cinzas cromáticos) podem ser obtidas de duas maneiras: Misturando duas cores complementares ou misturando duas cores secundárias...Quando fazemos isso, estamos utilizando, na realidade, as três cores primárias (vermelho magenta, azul e amarelo) com proporções diferentes...por exemplo, vamos analisar a mistura das duas cores secundárias verde + laranja... o que é o verde senão a mistura de amarelo + azul... e o que é o laranja senão a mistura de amarelo + vermelho...desta forma, podemos observar matematicamente esta mistura com as seguintes proporções:
- Azul (1);
- Amarelo (2);
- Vermelho (1).
Observou agora que as três primárias foram utilizadas?
O mesmo acontece com todas as cores terciárias ou cinzas cromáticos...portanto a diferença entre uma cor terciária e outra está, na realidade, nas suas tonalidades...por exemplo, na mistura de verde + vermelho, se adicionarmos muito mais verde, vamos obter um cinza cromático próximo do verde, um verdeacizentado...se adicionarmos muito mais vermelho, obteremos um cinza cromático avermelhado, quente, que nós chamamos de "marrom"...o marrom pode ser frio ou quente, também dependendo da sua tonalidade...mas isso discutiremos em outra oportunidade...vamos ver todas estas misturas nos vídeos a seguir...
1) Qual a mistura que você achou mais interessante? Por quê?
2) Como podemos obter uma cor terciária ou cinza cromático?
3) Procure uma pintura com tonalidades de marrons e cinzas,"cole-a" e envie-a ao professor;
4) Você percebeu como é mais difícil encontrar pinturas que usam somente cores terciárias/cinzas cromáticos do que aquelas que usam somente cores primárias e secundárias? Por quê você acha que isso acontece?
5) Faça um exercício de pintura com estas misturas que você aprendeu (opcional); use os materiais que quiser...
As cores terciárias são obtidas pelas misturas de duas cores
complementares ou pelas misturas de duas cores secundárias...as cores
terciárias são também chamadas de cinzas cromáticos, por que as três cores
primárias estão presentes; por exemplo, quando misturamos amarelo com roxo,
duas cores complementares, podemos observar as três primárias presentes na
mistura, já que o amarelo é uma cor primária, e o roxo (secundário) é a mistura
do azul (primário) com vermelho (primário)...para simplificar, podemos dizer
que as cores terciárias possuem tonalidades acizentadas ou amarronzadas e são
consideradas cores neutras...nestes dois vídeos a seguir vamos analisar isso na
prática.