quarta-feira, 10 de abril de 2013

A arte na Grécia antiga

Fonte: Descobrindo a História da arte - Graça Proença


Estátua grega segundo o padrão Kouros ( 525 a.c.)
Kouros (do grego: κοῦρος, "jovem", "rapaz", plural kouroi) designa um tipo de estátua da Grécia Antiga, representando um jovem do sexo masculino. Esta figura apresenta-se sempre em pé e desnuda, com cabelos longos frisados, e trazendo no rosto sereno o sorriso típico da escultura do Período Arcaico da arte grega (c. 650 a.C. a 500 a.C.). Kouroi são produzidos desde o século VIII a.C. até à implementação do chamado estilo rigoroso em cerca de 480 a.C., que precede o período clássico.



Efebo de Crítios ( 480 a.c.)
Krítios (Κρίτιος) foi um escultor ateniense ativo no início do século V a.C., provavelmente discípulo de Antenor. Sua obra é de transição entre o estilo arcaico tardio e o estilo severo que preludiou o classicismo grego. Foi mestre de Míron. Junto com Nesiotes  criou o grupo escultórico representando os tiranicidas Harmódio e Aristogíton, que se encontrava em Atenas, e que hoje subsiste em cópia romana. Também com Nesiotes elaborou outras estátuas para a Acrópole de Atenas, mas das quais só restam algumas bases com suas assinaturas. Outra de suas obras que perdura até hoje é o chamado Efebo de Krítios, preservada no Museu da Acrópole de Atenas, e que mostra uma das primeiras representações do contrapposto.


Cópia romana do Discóbolo, de Míron. O original grego data de cerca de 450 a.c.
Altura: 1,55m.

O Discóbolo (do grego Δισκοβόλος, Diskobólos, lançador de disco) é uma estátua do escultor grego Míron, que representa um atleta momentos antes de lançar um disco. Provavelmente seja a estátua de desportista em ação mais famosa do mundo.
Segundo nos dizem Plínio, o Velho e Luciano de Samósata, o original fora produzido em bronze em torno de 455 a.C para ser instalado em um palácio de Atenas, possivelmente criado para comemorar um atleta vitorioso no antigo pentatlo, mas a obra acabou se perdendo ao longo do tempo. A composição no entanto sobrevive em diversas cópias romanas, todas com variações entre si, o que deixa algumas dúvidas sobre a conformação exata do original.



Doríforo

O Doríforo (em grego δορυφόρος, lit. "lanceiro"), de Policleto, é uma das mais conhecidas esculturas da antiguidade clássica e um dos primeiros exemplos do contrapposto.
Acredita-se que esta estátua seja a ilustração das regras sobre harmonia e proporções do corpo humano estabelecidas por Policleto no seu tratado teórico intitulado Cânone. A obra original - de bronze - está perdida, foram encontradas apenas cópias em mármore realizadas durante o período helenista e na Roma Antiga. A cópia de melhor conservação está exposta no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles.



Colunas do Partenon

O Partenon ou Partenão (em grego antigo Παρθενών, transl. Parthenōn; em grego moderno Παρθενώνας, transl. Parthenónas) foi um templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega .
O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon parece derivar da monumental estátua de Atena Partenos abrigada no salão leste da construção. Foi esculpida em marfim e ouro por Fídias e seu epíteto parthenos (em grego παρθένος, "virgem") refere-se ao estado virginal e solteiro da deusa.
O Partenon foi construído para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C.. Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade e também da Liga de Delos, que se tornaria mais tarde o império ateniense. No século VI foi convertido numa igreja cristã dedicada à Virgem Maria e depois da conquista turca foi transformada numa mesquita.
Em 1687, um depósito de munição instalado pelos turcos explodiu após ser atingido por uma bala de canhão veneziana, causando sérios danos ao edifício e a suas esculturas. No século XIX, o diplomata britânico Thomas Bruce, 7.° Conde de Elgin, removeu muitas das esculturas sobreviventes para a Inglaterra, hoje conhecidas como Mármores de Elgin e expostas no Museu Britânico, em Londres. Uma disputa polêmica pede o retorno dessas peças à Grécia.
O Partenon e outros edifícios da acrópole formam hoje um dos mais visitados sítios arqueológicos da Grécia e o Ministério da Cultura grego leva adiante um programa de restauração e reconstrução.



Colunas do Erecteion
Erecteion, também conhecido como Erectêion ou Erectéion (em grego Έρέχθειον, transl. Eréchtheion) é um templo grego consagrado a AtenaHefesto e Erecteu (mítico rei ateniense) que se conserva na Acrópole de Atenas. Foi construído entre 421 a 406 a.C., por Mnesicles. É tido como o mais belo monumento em estilo jônico, a despeito das singularidades do seu plano e elevação, que se têm explicado pela necessidade de contrabalançar discretamente o Partenon e de reunir diversos santuários primitivos, tendo em atenção as lendas do local, onde havia uma fonte de água salgada e uma oliveira, que se diziam dádivas de Poseidon e de Atena, na sua luta pela posse da cidade. Possui duas celas individuais, e irregulares, devido à diferença de terreno e três pórticos desiguais. O pórtico Norte distingue-se pela altura das suas colunas e delicadeza dos capitéis; o pórtico Sul é o mais famoso por ter seis cariátides, ou korés, fazendo as vezes de colunas. Em redor de todo o templo havia uma frisa, da qual restam alguns fragmentos conservados no Museu da Acrópole. Já na Ilíada, embora em passo considerado do século VI a.C., fala-se de um templo dedicado a Erecteu. No interior do templo, vivia uma serpente, à qual se oferecia um bolo sagrado cuja recusa era tomada como sinal de mal agouro para os atenienses.


Frontões do templo de Zeus
templo de Zeus Olímpico, também conhecido como Olympeion, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Está localizado no centro de Atenas, na Grécia. Sua construção começou no século VI a.C.e só foi concluída no reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.





Um vaso com figuras negras


Aquiles e Ajax jogando Damas ( c. 540 a.c.), pintura em vaso assinada por Exéquias. Altura: 61cm.
Exéquias foi um antigo pintor grego de vasos e cerâmica, que viveu aproximadamente entre 500 aC e 525 aC em Atenas. A cerâmica foi exportada para outras regiões, tais como a Etrúria. Exéquias trabalhou basicamente com a cerâmica preta (figuras negras). Seu estilo é reconhecível de imediato e bastante realista. Ele foi o maior pintor de Atenas. Exéquias estava mais interessado na pintura de grandes momentos da vida do que em figuras mitológicas.


Um vaso com figuras vermelhas





A despedida do guerreiro (c. 530 a.c.), pintura em vaso assinada por Eutímedes. Altura: 60 cm.

Eutimides foi um antigo ceramista e pintor de vasos ateniense, que trabalhou provavelmente entre 515 e 500 aC. Era membro do chamado Grupo Pioneiro, que se notabilizou pela exploração de um novo estilo decorativo chamado figuras vermelhas em cerâmica.
Eutimidas era mais minimalista que os outros membros do grupo e sua tendência era desenhar poucas figuras e raramente sobrepô-las. Era admirado por seus desenhos do movimento humano e seus estudos em perspectiva.
Eutimidas era rival de outro ateniense, Eufrônio.



Afrodite de Melos: ( Séc. II a.c. ). Altura: 2,04 m.

Milos (em gregoΜήλος, antes chamada Melos e, antes do genocídio ateniense, Malos) é uma ilha vulcânica da Grécia, situada no arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu.
A ilha é famosa por lá ter sido encontrada uma estátua de Afrodite (a "Vénus de Milo", hoje no Museu do Louvre), e também dos deuses Asclépio(hoje no Museu Britânico), de Posidão e de um antigo Apolo, hoje em Atenas. O município de Milos também inclui as ilhas desabitadas de Antimilos e Akradies. O total de área das três ilhas é 160,147 km² e a população 4771, todos em Milos.



Afrodite de Cápua: Original grego data de IV a.c; Altura: 2,10 m.

Vênus de Cápua é o tipo de estatuária que representa um semi-nu Afrodite .
Seu protótipo, em homenagem a sua findspot nas ruínas de um antigo teatro em Capua , Itália, está agora no Museu Arqueológico Nacional Napoli (Nápoles Museu Nacional de Arqueologia). Uma versão anterior do tipo da Vênus de Milo , e perto da Vênus de Arles , a estátua provavelmente representou a deusa admirando seu reflexo no interior da superfície interna reflexiva de Ares escudo ', um motivo conhecido em moedas de Corinto .



Vitória de Samotrácia ( c. 180 a.c. ): Altura 2,75 m.
Vitória de Samotrácia, também conhecida como Nice de Samotrácia, é uma escultura que representa a deusa grega Nice (em gregoΝίκη, Níkē ou Niké – "Vitória"), cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia. Em grego, o seu nome é Níkē tes Samothrakes (Νίκη της Σαμοθράκης). Fazia parte de uma fonte, com a forma de proa de embarcação, em pedra calcárea, doada ao santuário provavelmente pela cidade de Rodes. Atualmente está em lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris.


Cópia romana de O soldado gálata e sua mulher. O original grego data do séc.III a.c. Altura: 2,11 m.

"O soldado gálata e sua esposa". A cena representa o momento em que um soldado grego mata a mulher para não entregá-la ao inimigo e se prepara para o suicídio.
O soldado olha para trás como que desafiando o inimigo, já com a espada sobre o pescoço. Segura, ao mesmo tempo, um dos braços do corpo da mulher que sem vida escorrega para o chão. Essa escultura mostra contrastes. Vida e morte, homem e mulher, o nu e as vestes, força e debilidade.
Essa é uma cópia romana que se encontra no Museu Nacional Romano, em Roma.
O original grego data do século III a.C.







Nenhum comentário: